Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Biden vai assinar protocolos sobre adesão de Suécia e Finlândia à NATO

04 ago, 2022 - 02:37 • Marisa Gonçalves com Agências

Em comunicado, o Presidente norte-americano diz aguardar com “expetativa” a assinatura dos documentos e considera que a entrada dos dois países vai “fortalecer” a organização. O Senado dos EUA já aprovou a adesão dos dois países à NATO.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou, esta quarta-feira, que irá assinar protocolos sobre a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Num comunicado divulgado pela Casa Branca, Joe Biden escreve que a adesão da Finlândia e da Suécia à Aliança Atlântica irá “fortalecer ainda mais a segurança coletiva da NATO e aprofundar a parceria transatlântica”.

O Presidente norte-americano acrescenta que “aguarda com expetativa” a assinatura dos protocolos para acolher e “dar as boas-vindas” a Suécia e a Finlândia.

O comunicado emitido pela Casa Branca surge depois de, também nesta quarta-feira, o Senado dos Estados Unidos ter ratificado os protocolos de adesão das duas nações nórdicas à Aliança Atlântica, na sequência da decisão histórica dos países de prescindir da sua neutralidade perante a invasão russa da Ucrânia.

A câmara alta do Congresso norte-americano, controlada pelos democratas, aprovou a proposta com 95 votos a favor e um contra.

Joe Biden elogiou os resultados da votação considerando que, desde 1981, este foi o processo mais rápido do Senado quanto a protocolos de expansão da NATO.

O processo de ratificação para a entrada de novos membros na organização varia de acordo com cada país, sendo que nos Estados Unidos é necessária a aprovação de dois terços do Senado e a posterior assinatura do Presidente.

Nos Estados Unidos, somente o Senado tem poderes para ratificar acordos internacionais.

Esta votação ocorre um dia depois da ratificação dos protocolos de adesão pelo Parlamento francês, bem como pela Itália na quarta-feira.

Incluindo os Estados Unidos, 23 Estados-membros da NATO já ratificaram a adesão dos dois países, entre os trinta necessários, segundo a aliança de defesa.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    04 ago, 2022 Lisboa 10:01
    O único problema é a Turquia do Erdogan, que não está contente com o "cheque" que recebeu e quer mais. Os outros, vão todos ratificar o acordo, pois todos veem que Suécia e Finlândia são mais-valias para a NATO.

Destaques V+