Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Central de Zaporíjia pode provocar "uma tragédia nuclear"

03 ago, 2022 - 10:50 • Lusa

É a maior central nuclear da Europa em potência produzida, encontra-se sob controlo das forças russas desde março.

A+ / A-

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) voltou a avisar que a situação na central nuclear ucraniana de Zaporíjia, sob controlo russo, é crescentemente perigosa, tornando necessário o acesso de peritos da agência para evitar uma tragédia.

“Necessitamos do apoio de todos para que [o acesso de peritos] aconteça. Estamos preparados”, disse o argentino Rafael Grossi num discurso durante a sessão de abertura da conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNNP) que decorre na sede da ONU até 26 de agosto.

O chefe da AIEA recordou que desde há dois meses que uma equipa de peritos está disponível para se deslocar à Ucrânia e analisar a situação em Zaporíjia, mas até ao momento sem obterem autorização. “A inação é inconcebível e enquanto a guerra prossegue”, sublinhou Grossi, para acrescentar ser possível que o conflito provoque “uma tragédia nuclear”, pelo facto de a situação nesta central “ser dia após dia cada vez mais perigosa”.

Zaporíjia, a maior central nuclear da Europa em potência produzida, encontra-se sob controlo das forças russas desde março, e com a AIEA a indicar desconexões frequentes no fornecimento de dados sobre a situação da central.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+