Tempo
|
A+ / A-

Estados Unidos

Kansas vota a favor do direito ao aborto

03 ago, 2022 - 14:20 • Ricardo Vieira, com agências

Este foi o primeiro referendo nos Estados Unidos depois de o Supremo decidir revogar a decisão Roe vs. Wade, de 1973, e acabar com a garantia constitucional ao aborto.

A+ / A-

Os eleitores do estado norte-americano do Kansas votaram, em referendo, a favor da manutenção do direito ao aborto.

Em cima da mesa estava uma proposta de emenda da Constituição estadual que abria a porta à eliminação do direito à interrupção voluntária da gravidez.

Este foi o primeiro referendo nos Estados Unidos depois de o Supremo Tribunal decidir revogar a decisão Roe vs. Wade, de 1973, e acabar com a garantia constitucional ao aborto.

Os resultados finais só deverão ser conhecidos dentro de uma semana, mas as projeções indicam que mais de 60% dos eleitores do Kansas terão votado contra a emenda.

A proposta de alteração à Constituição do Kansas pretendia remover as referências à garantia de direitos reprodutivos e pedia aos eleitores que colocassem a questão do aborto nas mãos do Senado estadual, controlado pelo Partido Republicano.

Atualmente, o aborto no Kansas é legal até às 22 semanas de gravidez.

O Presidente norte-americano congratulou-se pelo resultado do referendo no estado do Kansas.

“Os eleitores no Kansas manifestaram-se em números recordes para rejeitar os esforços extremos de emendar a Constituição estadual para tirar o direito da mulher de escolher e abrir a porta para uma proibição em todo o estado”, declarou Joe Biden, em comunicado.

Segundo Joe Biden, esta votação deixa claro que “a maioria dos americanos concorda que as mulheres devem ter acesso ao aborto e devem ter o direito de tomar suas próprias decisões de saúde”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mew too
    03 ago, 2022 l 18:53
    Vós estais muito mal informados e mal formados.

Destaques V+