Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gazprom diz que sanções do Ocidente não deixam entregar turbina do Nord Stream 1

03 ago, 2022 - 22:35 • Redação

A Alemanha desmente esta iformação e diz que tem a turbina da Siemens pronta para entrega.

A+ / A-

A Gazprom disse esta aquarta-feira que as sanções impostas à Rússia tornaram a entrega de uma turbina crucial para o fornecimento de gás russo à Europa "impossível".

A Rússia culpa as medidas punitivas de impedir o regresso da turbina fabricada pela Siemens, que a Gazprom alegou estar a obrigar a limitar as entregas de gás através do gasoduto Nord Stream 1 (NS1).

O chanceler alemão Olaf Scholz na quarta-feira culpou a Rússia pelos atrasos na entrega da turbina, acusando-a de não receber o equipamento.

“É óbvio que nada – absolutamente nada – impede que esta turbina seja transportada para a Rússia e instalada lá”, disse.

A Gazprom reduziu os fluxos de gás através do NS1 para 60% da capacidade em meados de junho, e cortou ainda mais para 20% na semana passada, à medida que a disputa das turbinas se arrastava.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    04 ago, 2022 Eu 09:59
    O Ocidente tem é de ter a independência energética da Rússia, o quanto antes. Para isso têm é de deixar de se desmultiplicarem em reuniões e comissões, e começar a implementar estratégias na prática. Desde portos para receber gás liquefeito, a complementar os gasodutos que saem da Península Ibérica. Desde apressar ao máximo a transição para o Hidrogénio Verde e energias alternativas, a novos tipos de construção de edifícios e infraestruturas. Há muita coisa que pode ser feita. O pior é que no fundo, no fundo, estão à espera do fim da guerra e voltar a ter a situação que tinham antes, como se isso fosse possível depois do que aconteceu e está para acontecer.

Destaques V+