Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Homem que participou no ataque ao Capitólio condenado a mais de sete anos de prisão

02 ago, 2022 - 07:55 • Lusa

Preso há 19 meses, foi o primeiro dos atacantes a ser julgado e condenado por todas as acusações.

A+ / A-

Guy Reffitt, miliciano que participou na invasão ao Capitólio em 2021 com uma arma de fogo e armadura corporal, foi condenado a sete anos e três meses de prisão, a sentença mais longa até agora para os invasores.

Reffitt fazia parte da milícia “Texas Three Percenters” e disse a alguns dos membros deste grupo armado que tinha a intenção de arrastar pelos tornozelos a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, para fora do Capitólio “com a cabeça a bater em todos os degraus”.

O texano aparece em vídeos de 6 de janeiro de 2021 mostrando o confronto da multidão com os polícias que protegiam o Capitólio. Estava armado com uma Smith & Wesson, levava algemas de zíper e tinha um capacete com uma câmara de vídeo. Recuou quando foi atingido por spray pimenta, incentivando os outros invasores a quebrarem a barreira policial.

Preso há 19 meses, foi o primeiro dos atacantes a ser julgado e condenado por todas as acusações – obstrução da sessão do Congresso, interferência com polícias do Capitólio e ameaças aos filhos adolescentes.

Segundo o testemunho do filho Jackson, de 19 anos, Guy Reffitt ameaçou-o a ele e à irmã de 16, dizendo que se o denunciassem eram traidores e que os traidores “são baleados”.

Além dos 87 meses de prisão, foi ainda condenado a mais três anos de supervisão após o cumprimento da pena e o pagamento de dois mil dólares.

Antes de Reffitt, dois invasores já tinham sido condenados a cinco anos e três meses de prisão efetiva. Todos os invasores que foram a julgamento (sete) foram condenados. Cerca de 340 acusados declararam-se culpados e 220 já receberam as sentenças, que foram de prisão efetiva em metade dos casos.

Para sustentar o caso contra Reffitt, os procuradores federais contaram com o testemunho do miliciano Rocky Hardie, também parte dos Three Percenters, que viajou com ele até Washington.

A milícia Three Percenters baseia-se no mito de que apenas 3% dos americanos lutaram contra os britânicos na Guerra Revolucionária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+