Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Navio com 26 mil toneladas de milho deixou o porto de Odessa

01 ago, 2022 - 08:17 • Redação com agências

É o primeiro carregamento de cereais a sair desde o início da guerra em fevereiro.

A+ / A-

O primeiro carregamento de cereais ucranianos deixou o porto de Odessa na manhã desta segunda-feira, tal como previsto nos termos do acordo internacional com a Rússia, assinado em Istambul.

"O navio Razoni deixou o porto de Odessa em direção ao porto de Tripoli no Líbano. A chegada a Istambul está prevista para 2 de agosto. Continuará a sua viagem até ao seu destino após as inspeções realizadas em Istambul", avançou o Ministério da Defesa turco.

De acordo com o ministro das Infraestruturas ucraniano, Oleksandr Kubrakov, o mavio está carregado com 26 mil toneladas de milho.

Graças à mediação da Turquia, Moscovo e Kiev assinaram em Istambul, em 22 de julho, um acordo que prevê a exportação de cerca de 22 milhões de toneladas de cereais de três portos ucranianos (Odessa, Pivdennyi e Chornomorsk), que ficaram retidos nos portos do Mar Negro devido à invasão da Rússia.

Os rebocadores ucranianos levarão comboios marítimos ao longo de uma rota sem perigo, livres de minas flutuantes, e os navios da marinha turca farão a escolta até Bósforo.

Os acordos também permitem à Rússia exportar cereais e fertilizantes.

A invasão russa da Ucrânia a 24 de Fevereiro levou a uma crise alimentar e energética mundial e as Nações Unidas alertaram para o risco de múltiplas fomes este ano.

A Rússia e a Ucrânia são responsáveis por quase um terço das exportações mundiais de trigo. Mas as sanções ocidentais contra a Rússia e os combates ao longo da costa marítima do leste da Ucrânia impediram os navios com trigo de saírem em segurança dos portos.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+