Tempo
|
A+ / A-

Razões fiscais? Trump sepulta primeira mulher em campo de golfe

01 ago, 2022 - 16:02 • Rosário Silva

Uma alegada fuga aos impostos, por parte do ex-presidente dos Estados Unidos, pode explicar uma situação que a própria legislação de Nova Jersey permite.

A+ / A-

Ivana Trump, a primeira mulher de Donald Trump, que morreu aos 73 anos, foi sepultada num campo de golfe, em Bedminster, Nova Jérsia, propriedade do ex-presidente dos Estados Unidos da América.

Nas redes sociais, mas também na imprensa estrangeira, como o jornal britânico The Guardian, especula-se quando ao verdadeiro motivo de Trump para sepultar a sua ex-mulher naquele local, relacionando com uma possível isenção fiscal.

Brooke Harrington, uma professora universitária de Sociologia na Universidade de Dartmouth, que estuda matérias fiscais, admitiu que essa é uma hipótese “muito provável”.

A especialista sustenta a sua tese, no regulamento fiscal de Nova Jérsia, segundo o qual, as empresas que administrem cemitérios sem fins lucrativos, estão isentas do pagamento de impostos sobre imóveis, heranças e administração empresarial, para além do imposto de renda.

Os documentos publicados e analisados por Brooke Harrington, mostram que a legislação define essas empresas como "qualquer pessoa física, corporação, sociedade, associação ou outra entidade pública ou privada que possua, opere, controle ou gerencie terras ou locais usados ou dedicados a enterros de restos humanos".

O regulamento é, contudo, omisso, quanto ao número de corpos sepultados em determinado terreno, para que possa ser classificado como “cemitério”.

Até onde se sabe, Ivana terá sido a primeira pessoa a ser enterrada nessa propriedade de Bedminster, que foi, inclusive, consagrada, segundo o jornal The New York Times, para que as celebrações católicas pudessem ter tido lugar.

“Um triste e pequeno pedaço de terra”, chamou-lhe a investigadora, próximo do primeiro buraco do campo de golfe, com cerca de dois quilómetros quadrados e onde o ex-presidente dos EUA costuma jogar no verão.

Segundo a ProPublica, uma organização de jornalismo de investigação, há algum tempo, a família tentou também mudar a classificação de uma outra propriedade em Hackettstown, também em Nova Jérsia, com a finalidade de conseguir isenções fiscais.

Ivana Trump, morreu em casa, a 14 de julho, depois de uma queda acidental. Nascida na antiga Checoslováquia, acabou por se mudar para os EUA, onde trabalhou como modelo, escritora e empresária.

Ela e o ex-presidente casaram em 1977 e tiveram três filhos. Na década de 1980, Ivana teve um papel importante na construção dos negócios da família e da imagem do ex-presidente. O divórcio aconteceu, porém em 1992.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+