Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dezenas de prisioneiros de guerra ucranianos morrem em alegado ataque

29 jul, 2022 - 16:46 • Ricardo Vieira

Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre bombardeamento contra o campo de Olenivka.

A+ / A-

Cerca de 40 prisioneiros de guerra ucranianos morreram num bombardeamento contra uma prisão na região separatista de Donetsk, avançou esta sexta-feira o Ministério da Defesa da Rússia.

O ataque com rockets que atingiu o campo de Olenivka também provocou ferimentos em outros 75 presos, adiantam as autoridades russas.

Fontes militares ucranianas, citadas pela BBC, negam a autoria do bombardeamento e responsabilizam a Rússia pelo ataque à prisão.

As autoridades de Kiev acusam a Rússia de propaganda e de tentar encobrir atos de tortura cometidos no campo prisional de Olenivka.

"Os ocupantes russos perseguiram seus objetivos criminosos para acusar a Ucrânia de cometer 'crimes de guerra' e esconder a tortura de prisioneiros e tiroteios cometidos ali por ordens da administração de ocupação e do comando das Forças Armadas da Federação Russa", refere o Estado-Maior da Ucrânia.

Imagens divulgadas pela televisão russa mostram um edifício danificado e a deitar fumo, e o que parecem ser corpos nos escombros. As imagens não foram verificadas por fontes independentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+