Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia: Lula da Silva desaparece de lista de pessoas que promovem propaganda russa

27 jul, 2022 - 23:00 • Lusa

O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de constar numa lista com personalidades acusadas de promoverem propaganda russa, formulada pelo Centro de Combate à Desinformação, que integra o Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia

A+ / A-

A informação sobre a retirada do nome do ex-presidente brasileiro foi divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo, que também questionou o governo de Kiev, por email, sobre o caso, mas não obteve resposta.

O ex-presidente brasileiro terá sido incluído na lista por ter declarado numa entrevista à revista Time que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, era tão culpado quanto o Presidente russo, Vladimir Putin, pela guerra na Ucrânia.

“Fico vendo o Presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Essa cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse o ex-presidente Lula da Silva.

O Governo ucraniano também alegava que o líder progressita brasileiro teria dito que a Rússia “deve liderar a nova ordem mundial”, mas tal comentário foi negado pela assessoria do ex-presidente, que disse à Lusa que esta frase nunca foi proferida por ele e defendeu que a primeira razão apontada por Kiev está descontextualizada.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar já matou mais de 5.100 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar russa causou a fuga de mais de 16 milhões de pessoas, das quais mais de 5,9 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+