Tempo
|
A+ / A-

Parlamento do Iraque invadido por manifestantes

27 jul, 2022 - 20:04 • Rosário Silva

O protesto contou com a presença de centenas de seguidores do líder religioso Muqtada al-Sadr, em protesto contra a nomeação de um primeiro-ministro apoiado pelo Irão.

A+ / A-

Centenas de manifestantes, na sua maioria apoiantes do líder xiita iraquiano Muqtada al-Sadr, invadiram esta quarta-feira o Parlamento iraquiano, em protesto contra a nomeação de um novo primeiro-ministro apoiado pelos partidos do Irão.

O Iraque indigita, esta quinta-feira, um novo primeiro-ministro. A chamada Plataforma de Coordenação, uma coligação que conta com o apoio do Irão, nomeou Mohamed al-Sudani para assumir essas funções, mas a decisão está a gerar uma onda de protestos que levou à invasão por parte de centenas de manifestantes que entraram no Parlamento depois de protestarem nas ruas.

Segundo a agência de notícias do Iraque, “os manifestantes entraram, depois de terem ultrapassado a Zona Verde”, uma zona fortificada de Bagdad onde estão instalados muitas embaixadas e edifícios do Governo.

As forças de segurança usaram, inclusive, canhões de água para afastar os manifestantes que, contudo, conseguiram irromper pelo espaço adentro.

Segundo Mahmoud Abdelwahed, repórter da Al Jazeera, os manifestantes eram oriundos de muitas cidades do Iraque e empunhavam cartazes contra os “políticos corruptos e contra a corrupção”, que têm levado o país a uma situação insustentável.

Horas depois o líder religioso Muqtada al-Sadr emitiu uma declaração, no Twitter, pedindo aos seus seguidores "para regressarem em segurança às vossas casas". Só depois, começaram a desmobilizar, sob o olhar atento das forças de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+