Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia denuncia novos ataques no porto de Mykolaiv e em Odessa

26 jul, 2022 - 09:36 • Lusa

Não há indicação de vítimas. É do porto de Mykolaiv que estão a sair navios com cereais para exportação.

A+ / A-

As autoridades militares ucranianas denunciaram esta terça-feira novos ataques russos em Odessa e no porto de Mykolaiv, após as investidas registadas no fim de semana no Mar Negro, durante os preparativos para a exportação de cereais ucranianos.

Os ataques com mísseis em Odessa ocorreram na madrugada desta terça-feira, sem provocar vítimas, de acordo com a agência de notícias Ukrinform.

As autoridades de Kiev anunciaram na segunda-feira o reinício das exportações de cereais por via marítima, durante esta semana.

O anúncio ocorreu após os ataques russos lançados em Odessa no sábado, um dia depois de ter sido assinado um acordo entre a Rússia e a Ucrânia, sob a égide da Turquia e da ONU, para desbloquear a exportação dos cereais ucranianos e aliviar a crise humanitária em todo o mundo provocada pela escassez destes alimentos.

De acordo com Kiev, a saída dos primeiros navios do Mar Negro ocorrerá sob este acordo, que a Rússia e a Ucrânia assinaram separadamente. Segundo as estimativas, a reabertura dos portos permitirá exportações mensais de cerca de três milhões de toneladas de cereais.

No entanto, após os ataques de sábado ao porto comercial de Odessa, a Ucrânia acusou a Rússia de “afrontar” a ONU e a Turquia, dizendo que a Rússia deve assumir “toda a responsabilidade” se o acordo for quebrado.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro, inicialmente negou qualquer responsabilidade pelo que aconteceu no porto de Odessa, embora mais tarde tenha sublinhado que houve ataques a alvos militares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+