Tempo
|
A+ / A-

Procuradoria pede arquivo de queixas contra Bolsonaro na gestão da pandemia

26 jul, 2022 - 07:40

Relatório acusava o governante de alegadamente cometido crimes contra a humanidade, violações da saúde, incitação ao crime, falsificação de documentos, utilização irregular de dinheiros públicos, prevaricação e ataques à dignidade.

A+ / A-

A Procuradoria-Geral da República do Brasil pediu ao Supremo Tribunal que retire todas as acusações contra o Presidente brasileiro apresentadas por uma comissão do Senado que investigava a gestão da pandemia da Covid-19.

O pedido do Procurador estende-se também a outras investigações sobre alegadas irregularidades contra alguns ministros, parlamentares e dezenas de pessoas envolvidas em negócios suspeitos relacionados com a gestão da pandemia, de acordo com o grupo de senadores.

A comissão parlamentar investigou durante pouco mais de seis meses a gestão da pandemia, que já matou quase 680.000 pessoas no Brasil desde fevereiro de 2020, e concluiu em outubro do ano passado com um relatório no qual fez acusações muito graves contra o Presidente brasileiro.

De acordo com o relatório, Bolsonaro terá alegadamente cometido vários crimes: crimes contra a humanidade, violações da saúde, incitação ao crime, falsificação de documentos, utilização irregular de dinheiros públicos, prevaricação e ataques à dignidade.

Até agora, o Supremo Tribunal já tinha rejeitado as acusações de prevaricação, relacionadas com a alegada fraude na negociação da compra de uma vacina de um laboratório indiano que acabou por não ser comprada pelo governo.

A Procuradoria-Geral concluiu agora que nenhuma das outras acusações é apropriada porque "as condenações" alcançadas pela comissão parlamentar foram baseadas num "julgamento incontroverso" de "natureza política" e não podem ser "automaticamente transferidas para a área jurídica".

O grupo de senadores foi dominado pela oposição e isto foi denunciado vezes sem conta por Bolsonaro, que descreveu o trabalho da comissão como "palhaço político" e afirmou que o seu "único objetivo" era afetar a sua campanha para a reeleição nas eleições a realizar em outubro deste ano.

Todas as acusações estão relacionadas com a gestão da pandemia, cuja gravidade tem sido minimizada até hoje pelo líder brasileiro, que, quando a crise sanitária começou no país, chegou ao ponto de chamar ao coronavírus "pequena gripe".

Bolsonaro também manteve uma dura campanha contra as vacinas, a tal ponto que ainda se vangloria de não estar vacinado, foi contra a utilização de máscaras e todas as medidas sanitárias adotadas para tentar minimizar o impacto da pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+