Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vulcão Sakurajima no Japão entrou em erupção, pessoas aconselhadas a deixar as casas

24 jul, 2022 - 17:53 • Lusa

Um vulcão da principal ilha de Kyushu, sul do Japão, entrou hoje em erupção, expelindo cinzas e rochas, e, embora não haja feridos ou danos, mas habitantes de zonas próximas foram aconselhados a sair das casas

A+ / A-

A Agência Meteorológica do Japão precisou que o vulcão Sakurajima entrou em erupção por volta das 20:05 (hora local), atirando rochas enormes até 2,5 quilómetros quilómetros de distância na região de Kagoshima.

Imagens da televisão pública nipónica NHK do mostraram chamas alaranjadas perto da cratera e fumo escuro das cinzas a subir desde o topo da montanha até ao céu noturno.

“Colocamos a vida das pessoas em primeiro lugar e faremos o possível para avaliar a situação e responder a qualquer emergência”, assegurou aos jornalistas o porta-voz das autoridades locais, Yoshihiko Isozaki

O mesmo responsável pediu aos habitantes da área que prestem a máxima atenção às últimas atualizações fornecidas pelas autoridades por forma a proteger as suas vidas.

A Agência Meteorológica indicou que elevou o alerta de erupção para o nível mais alto (de cinco), tendo cerca de 120 moradores em duas localidades relativamente próximas do vulcão sido aconselhados a abandonar as suas casas por precaução.

A agência alertou também para a eventualidade de queda de rochas vulcânicas em áreas dentro de um raio até três quilómetros da cratera e para o possível fluxo de lava, cinzas e gás abrasador numa extensão de dois quilómetros.

Sakurajima, a cerca de mil quilómetros a sudoeste de Tóquio, é um dos vulcões mais ativos do Japão e tem entrado em erupção repetidamente. Era inicialmente uma ilha, mas tornou-se uma península após uma erupção em 1914.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+