Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal pode não sofrer "nenhum abalo" com racionamento de gás na UE

20 jul, 2022 - 19:27 • Pedro Mesquita com Redação

Na leitura de Sampaio Nunes, Portugal tem capacidade de evitar um forte impacto, através de medidas de eficiência energética.

A+ / A-

Um racionamento de 15% do gás na União Europeia pode não ter um efeito tão grande, em Portugal, segundo indica o antigo diretor das energias convencionais da Comissão Europeia, Pedro Sampaio Nunes, à Renascença.

A Comissão Europeia propõe o racionamento de 15% do gás usado na União, a partir de 1 de agosto.

Por agora, é ainda um apelo, no quadro da possibilidade, já admitida, da Rússia não reabrir amanhã a torneira do gasoduto Nord Stream 1.

Na leitura de Sampaio Nunes, Portugal pode não sofrer "nenhum abalo", por termos capacidade de o evitar através de medidas de eficiência energética.

"Há um grande potencial de eficiência energética que ainda não está a ser utilizado e que está apenas a aguardar uma portaria a dizer como podemos colocar os concursos cá fora para a solução", aponta.

No entanto, o antigo diretor das energias convencionais da Comissão Europeia refere que, há escala europeia, a medida terá um efeito "bastante significativo", especialmente nos países mais dependentes do gás russo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+