Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oito mortos na queda de avião de carga ucraniano na Grécia

17 jul, 2022 - 21:20 • Lusa

O Antonov 12, propriedade da empresa ucraniana Meridian LTD, transportava material militar com destino ao Bangladesh. Causa preliminar do acidente é a falha de um dos motores, avançou o governo ucraniano.

A+ / A-

Oito tripulantes ucranianos de um avião de carga Antonov morreram quando o avião, que transportava material militar com destino ao Bangladesh, se despenhou na Grécia no sábado à noite, declarou o ministro da Defesa sérvio.

O avião, um Antonov 12, propriedade de uma companhia ucraniana, Meridian LTD, transportava cerca de 11 toneladas de armamento, indicou hoje o ministro, Nebojsa Stefanovic.
Não foi registado qualquer sobrevivente e, segundo as informações da imprensa citadas pela AFP, seis corpos foram localizados este domingo.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano confirmou a identidade das oito vítimas, todas ucranianas. "A causa preliminar do acidente é a falha de um dos motores", declarou um porta-voz, Oleg Nikolenko, no Facebook.

Denys Bohdanovytch, diretor-geral da Meridian, afirmou igualmente ao canal de televisão alemão Deutsche Welle que todos os membros da tripulação eram ucranianos.

O ministro da Defesa sérvio afirmou que o fornecimento de armas tinha sido acordado com o Ministério da Defesa do Bangladesh "em conformidade com as regras internacionais".
"Infelizmente, alguns 'media' especularam que o avião transportava armas destinadas à Ucrânia, mas é totalmente falso", acrescentou, em conferência de imprensa.
Daca confirmou que era o destino de chegada deste carregamento, "obuses de morteiro de treino comprados na Sérvia para o exército e a guarda fronteiriça do Bangladesh", segundo o gabinete de relações públicas do exército.
O acidente ocorreu no sábado à noite a cerca de 23 quilómetros de Kavala.
Os vídeos partilhados por testemunhas nas redes sociais mostraram imagens do avião com uma bola de fogo antes de cair no solo.
Os habitantes locais foram proibidos de se deslocarem para a zona do acidente até à limpeza dos destroços e das munições que não explodiram.
O aparelho tinha partido de Nis (no sul da Sérvia), transportando armas, cujo exportador era a companhia sérvia privada Valir, segundo Nebojsa Stefanovic.
Um responsável dos bombeiros gregos, Marios Apostolidis, declarou aos jornalistas que "bombeiros com equipamentos especiais e instrumentos de medição aproximaram-se do ponto de impacto do avião e examinaram a fuselagem e outras partes espalhadas pelos campos".
Peritos em armas biológicas e químicas do exército grego passaram o local a pente fino e deram "luz verde" às equipas de socorros para avançaram, informou o canal ERT.
Dois bombeiros tiveram de ser transportados para o hospital por dificuldades respiratórias causadas por fumos tóxicos.
Vai ser aberto um inquérito para determinar as causas do acidente.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+