Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duas embarcações com 20 migrantes detetadas em Itália pela Polícia Marítima

17 jul, 2022 - 13:02 • Lusa

Os elementos da polícia mantiveram os migrantes no local até à chegada dos elementos da Guardia di Finanza que encaminharam e acompanharam a embarcação com os 15 migrantes até ao porto de Sant"antioco.

A+ / A-

Duas embarcações com 20 migrantes a bordo a navegar a sudoeste da ilha Sardenha foram detetadas este fim de semana por elementos da Polícia Marítima em missão em Itália, no âmbito da Operação "Themis" da Agência Frontex. .

Em comunicado, hoje divulgado, a Polícia Marítima explica que a embarcação suspeita de migração irregular foi detetada na sexta-feira durante uma ação de patrulhamento, com 15 tripulantes a bordo que, ao aperceberem-se da aproximação dos elementos da polícia, colocaram-se em fuga em direção a terra.

À chegada a terra, os tripulantes da embarcação terão desembarcado numa zona de difícil acesso, ficando isolados, tendo os elementos da Polícia Marítima confirmado que se tratavam de 15 migrantes. .

Os elementos da polícia mantiveram os migrantes no local até à chegada dos elementos da Guardia di Finanza que encaminharam e acompanharam a embarcação com os 15 migrantes até ao porto de Sant"antioco.

No decorrer de uma outra ação de patrulhamento, os elementos da Polícia Marítima detetaram e intercetaram no sábado outra embarcação suspeita de migração irregular, que se encontrava à deriva com cinco tripulantes a bordo, também a sudoeste da ilha Sardenha.

À chegada junto da embarcação, os elementos da Polícia Marítima confirmaram cinco migrantes a bordo, tendo procedido ao reboque da embarcação, após indicações das autoridades locais, até ao porto de Sant"antioco, onde aguardar pela Guardia di Finanza.

Desde meados de junho, a Polícia Marítima integra a Operação "Themis" da Agência Frontex, a sua sexta participação, com a missão de controlo e vigia das fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+