Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

"Tiro no próprio pulmão". Sanções da UE à Rússia vão provocar recessão, diz Órban

15 jul, 2022 - 11:42 • Lusa

"A guerra não se formou apenas nas frentes, mas também na economia, através da luta por energia e por preços suportáveis", alerta.

A+ / A-

O primeiro-ministro da Hungria voltou a criticar a União Europeia pelas sanções impostas contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, medida que, na sua opinião, vai causar uma recessão.

"Na Europa há preços determinados pela guerra. A guerra não se formou apenas nas frentes, mas também na economia, através da luta por energia e por preços suportáveis", disse o ultranacionalista Viktor Orbán, no seu discurso semanal na rádio pública húngara.

"Vai haver uma recessão", afirmou o primeiro-ministro húngaro, lembrando que os preços da eletricidade multiplicaram por cinco e os preços do gás por seis.

Face a esta situação, "o mais importante é que em Bruxelas se apercebam que cometeram um erro. As sanções têm o efeito contrário", defendeu.

O governante, conhecido como o melhor aliado do Presidente russo, Vladimir Putin, na UE, sempre criticou as sanções, embora tenha dado a sua aprovação aos primeiros seis pacotes de medidas.

"Já tinha dito que a Europa deu um tiro no próprio pé [ao impor as sanções], mas agora digo que deu um tiro no próprio pulmão e precisa de ar", criticou Orbán.

O primeiro-ministro concluiu que as sanções não ajudam a Ucrânia e afetam negativamente os países da UE.

O Governo húngaro anunciou esta semana um estado de emergência energética, que implica a adoção de uma série de medidas, entre as quais o aumento do preço a pagar pelo gás e pela eletricidade para as famílias particulares que usam mais energia do que a média.

O pacote anunciado também inclui o aumento da extração de gás e lenhita (carvão mineral) e o aumento da produção de carvão na zona de Mátra.

A invasão da Rússia à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+