Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sri Lanka. Demissão oficial do Presidente e substituição deve demorar uma semana

15 jul, 2022 - 07:00 • Lusa

Parlamento vai dar início ao processo de eleição de um novo Presidente no sábado. Manifestantes acusam Rajapaksa e a sua poderosa família política de desviar dinheiro dos cofres do Governo durante anos.

A+ / A-

O líder do parlamento do Sri Lanka anunciou que o Presidente, Gotabaya Rajapaksa, apresentou oficialmente a sua demissão na quinta-feira e que o processo de substituição deverá estar concluído numa semana.

Mahinda Yapa Abeyweardana informou que o parlamento vai dar início ao processo de eleição de um novo Presidente no sábado, o que deverá estar concluído no prazo de sete dias, acrescentou.

Rajapaksa fugiu do país na quarta-feira para as Maldivas, num momento de protestos crescentes para que se demitisse por causa de uma crise económica.

Os manifestantes, que tinham ocupado edifícios governamentais, voltaram a casa na quinta-feira, restaurando alguma calma nas ruas.

Os manifestantes acusam Rajapaksa e a sua poderosa família política de desviar dinheiro dos cofres do Governo durante anos e a sua administração de apressar o colapso do país através de uma má gestão da economia.

A família negou as alegações de corrupção, mas o governante reconheceu que algumas das suas políticas contribuíram para a crise vivida no país.

Meses de protestos atingiram o ponto mais alto no fim de semana, quando manifestantes ocuparam o palácio presidencial, bem como a residência oficial do primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe. Na quarta-feira, cercaram o gabinete de Wickremesinghe.

Os manifestantes inicialmente juraram manter-se nesses locais até que um novo Governo estivesse em funções, mas o movimento mudou de tática na quinta-feira, aparentemente preocupado com o facto de qualquer escalada de violência poder minar a sua mensagem, após os confrontos da noite anterior fora do parlamento, que resultaram em dezenas de feridos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+