Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU e Comissão Europeia condenam ataque russo a cidade de Vinnytsya

14 jul, 2022 - 22:30 • Lusa

António Guterres "condena todos os ataques contra civis ou infraestruturas civis". Pelo menos 23 pessoas morreram, incluindo três crianças.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU e a Comissão Europeia condenaram, esta quinta-feira, o ataque russo com mísseis contra a cidade ucraniana de Vinnytsya que causou a morte a pelo menos 23 pessoas, incluindo três crianças, e causou mais de 100 feridos.

Numa mensagem transmitida pelo seu porta-voz, o secretário-geral da ONU manifestou-se "chocado" com o ataque russo que atingiu edifícios civis.

António Guterres "condena todos os ataques contra civis ou infraestruturas civis", referiu o porta-voz, citado pela AFP.

Em comunicado, a Comissão Europeia também condenou "nos termos mais fortes possíveis" os ataques da Rússia contra civis, incluindo o desta quinta-feira em Vinnytsya, que fica a 268 quilómetros da capital, Kiev.

"A União Europeia condena nos termos mais fortes possíveis estes contínuos ataques indiscriminados contra objetivos civis, incluindo hospitais, instalações de saúde, escolas e abrigos. Esta atrocidade em Vinnytsya foi a última de uma série de ataques brutais contra alvos e infraestruturas civis", refere a CE.

O comunicado está assinado pelo chefe da diplomacia da UE, Josep Borrel, e pelo comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, assinalando ambos que o exército russo está a deixar "um rasto de sangue na Ucrânia" e que milhares de civis "já foram mortos".

Apontando o "comportamento bárbaro da Rússia", o comunicado sublinha que a população civil ucraniana "continua a pagar um preço elevado nesta guerra devido ao desrespeito da Rússia pelo Direito Internacional Humanitário".

"Não pode haver impunidade pelas violações e crimes cometidos pelas forças russas e seus superiores políticos. Todos os responsáveis por essas atrocidades devem ser responsabilizados por suas ações, de acordo com o Direito Internacional", enfatizaram Borrell e Lenarcic.

Além de terem atingido edifícios civis, os mísseis disparados por um navio russo no mar Negro provocaram um incêndio que destruiu 50 automóveis que se encontravam num parque de estacionamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+