Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Candidatos à sucessão de Boris Johnson enfrentam-se em debate televisivo

15 jul, 2022 - 11:30 • Olímpia Mairos com Reuters

O sucessor será conhecido a 5 de setembro.

A+ / A-

Os cinco candidatos que estão na corrida para substituir Boris Johnson vão estar frente a frente esta sexta-feira, no primeiro de três debates na televisão.

Inicialmente a lista integrava 11 nomes, mas após dois dias de votações dos legisladores do Partido Conservador no poder, ficaram apenas cinco, sendo que nenhum surge como o sucessor óbvio de Boris Johnson.

Na corrida estão Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, Penny Mordaunt, secretária de Estado do Comércio, a ministra dos Negócios Estrangeiros Liz Truss, a secretária de Estado da Igualdade Kemi Badenoch e o deputado Tom Tugendhat.

Segundo as casas de apostas, o favorito é o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak, um dos vários que se demitiu do Governo de Boris Johnson, seguido daquele que o sucedeu no cargo, Nadhim Zahawi, e da ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss.

Entre as figuras menos conhecidas contam-se o ex-ministro para a Igualdade, Kemi Badenoch, e a secretária de Estado do Comércio, Penny Mordaunt, com notáveis apoios dos militantes do Partido Conservador, que terão a palavra final.

O sucessor de Boris Johnson como primeiro-ministro do Reino Unido será conhecido a 5 de setembro, quando for anunciado o vencedor da eleição para a liderança do Partido Conservador, anunciou o deputado Graham Brady.

Boris Johnson demitiu-se da liderança dos 'tories' na semana passada na sequência da saída de mais de 50 membros do governo, que responsabilizaram o primeiro-ministro por uma série de escândalos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+