Tempo
|
A+ / A-

Energia

Gazprom não garante funcionamento do gasoduto Nord Stream

13 jul, 2022 - 18:48 • Lusa

Fornecimento de gás da Rússia à Alemanha e outros países foi interrompido no início da semana durante dez dias devido aos trabalhos de manutenção do gasoduto Nord Stream 1 do Mar Báltico.

A+ / A-

O grupo russo Gazprom afirmou esta quarta-feira que não pode garantir o bom funcionamento do gasoduto Nord Stream, que serve a Europa, alegando que está impossibilitado de confirmar se vai recuperar uma turbina alemã em reparação no Canadá.

"A Gazprom não tem na sua posse qualquer documento que permita à Siemens retirar do Canadá o motor de turbina a gás" que Otava disse que quer restituir a Berlim, declarou a Gazprom em comunicado.

"Nestas condições, não é possível tirar uma conclusão objetiva quanto ao desenvolvimento da situação relativa ao funcionamento em total segurança" do gasoduto, acrescentou o grupo russo.

O fornecimento de gás da Rússia à Alemanha e outros países foi interrompido no início da semana durante dez dias devido aos trabalhos de manutenção do gasoduto Nord Stream 1 do Mar Báltico.

No entanto, mantém-se a incerteza sobre se os abastecimentos serão restabelecidos, num contexto de tensão entre a Rússia e o Ocidente, devido à guerra na Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 jul, 2022 Lisboa 08:39
    Uma chantagem óbvia. A Alemanha que construa os tais portos para receber gás liquefeito, e entretanto reative as 5 centrais nucleares que eram para fechar, e todas as centrais a carvão que estão inativas, pelo menos até o gás da Península Ibérica e outros fornecedores começar a chegar ao Centro da Europa - sem passar por território da França, que é também graças a ela que isso ainda não foi feito

Destaques V+