Tempo
|
A+ / A-

Refugiados

Devolvidos numa semana 299 migrantes à Líbia, país considerado “inseguro”

13 jul, 2022 - 09:38 • Lusa

Desde o início do ano, 175 migrantes morreram e 634 desapareceram nesta rota migratória, a mais mortífera a que os refugiados recorrem.

A+ / A-

Quase 300 migrantes foram devolvidos à Líbia numa semana, elevando o total para 10.200 este ano, apesar de este ser considerado um país “inseguro”, revelou na terça-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Esta Organização Não Governamental (ONG) registou entre 03 e 09 de julho o retorno de 299 migrantes, 16 destes menores, que foram intercetados ou resgatados na costa líbia na rota para a Europa pelo Mediterrâneo central.

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) pediu recentemente para facilitar a retirada da população migrante na Líbia, estimada em cerca de 600 mil pessoas, que vivem expostas à exploração, tráfico e violência por traficantes e milícias.

Desde o início do ano, 175 migrantes morreram e 634 desapareceram nesta rota migratória, a mais mortífera das conhecidas que os migrantes utilizam em barcos precários, fretados por máfias que lucram na Tunísia e no oeste da Líbia.

Várias organizações, como a Amnistia Internacional, denunciaram o perigo de devolver os resgatados ou intercetados à Líbia, pois carecem de proteção física e jurídica, quer dentro, quer fora dos centros de detenção.

A MSF pediu à União Europeia e às Nações Unidas que "revisem urgentemente - e, se necessário, suspendam - os atuais acordos de cooperação com as autoridades líbias" e acabem com o sistema de "retornos forçados" desde águas internacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+