Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia acusa Rússia de preparar interrupção definitiva de gás para Europa

12 jul, 2022 - 03:22 • Lusa

Presidente ucraniano acusa que “a Rússia nunca jogou de acordo com a regras no setor da energia e não o vai fazer agora, a menos que veja poder".

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymy Zelenskiy, alertou que a Rússia está a preparar-se para "fechar completamente o fornecimento de gás para a Europa", após o Canadá ter decidido entregar uma turbina do gasoduto Nord Stream 1 à Alemanha.

"Agora, não há dúvida de que a Rússia tentará não apenas limitar o máximo possível, mas fechar completamente o fornecimento de gás para a Europa no momento mais agudo", indicou o chefe de Estado ucraniano no serviço de mensagens Telegram.

"É para isso que nos precisamos de preparar, é isso que está a ser provocado agora. Porque cada concessão nessas condições é entendida pela liderança russa como um incentivo para uma pressão maior e mais forte", sustentou.

Para Zelensky, a decisão do Canadá, que, segundo o mesmo, "levanta muitos problemas, ainda pode ser revista".

"A Rússia nunca jogou de acordo com a regras no setor da energia e não o vai fazer agora, a menos que veja poder", acrescentou.

A Ucrânia convocou hoje o embaixador do Canadá em Kiev, após o anúncio "inaceitável" da devolução à Alemanha das turbinas do gasoduto Nord Stream 1, por onde entra grande parte do gás natural russo.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros teve que convocar o enviado do Canadá ao nosso país por causa de uma exceção absolutamente inaceitável ao regime de sanções contra a Rússia", disse o Presidente ucraniano no Telegram.

No fim de semana, o Canadá concordou em entregar as turbinas necessárias para atender o gasoduto Nord Stream 1, apesar das sanções em vigor contra a Rússia e dos apelos da Ucrânia.

As turbinas estavam em manutenção no Canadá numa propriedade do grupo alemão Siemens.

O fornecimento de gás da Rússia à Alemanha foi interrompido a partir desta segunda-feira e durante dez dias, devido aos trabalhos de manutenção do gasoduto Nord Stream 1 do Mar Báltico.

O gás deixará de fluir e o fornecimento está programado para recomeçar no início da manhã de 21 de julho.

No entanto, os funcionários estão muito preocupados com a possibilidade de os abastecimentos não serem restabelecidos, devido à guerra na Ucrânia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+