Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

População mundial deve chegar aos 8 mil milhões em novembro

11 jul, 2022 - 15:34 • Lusa

Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo já em 2023, segundo uma estimativa do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas.

A+ / A-

A população mundial deve chegar aos 8 mil milhões de pessoas até 15 de novembro deste ano, de acordo com uma estimativa do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, divulgada esta segunda-feira.

Segundo a projeção, a Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo já em 2023.

As Nações Unidas assinalam esta segunda-feira o Dia Mundial da População, que foi proclamado e adotado pela Assembleia-Geral da organização em 21 de dezembro de 1990.

"Antecipar o nascimento da pessoa que fará a população chegar aos 8 mil milhões na Terra", é "um lembrete da nossa responsabilidade de cuidar do planeta e um momento para refletir como ainda estamos aquém nos nossos compromissos de uns para com os outros", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado, sem citar casos específicos.

É também "um momento para celebrar a nossa diversidade, reconhecer a nossa humanidade comum e para nos maravilharmos com os avanços na saúde, que prolongaram a expectativa de vida e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materna e infantil", sublinhou ainda Guterres.

De acordo com o departamento da ONU responsável por tais previsões, a população mundial está a crescer ao ritmo mais lento desde 1950.

Ainda assim, as estimativas referem que a população mundial pode chegar a cerca de 8,5 mil milhões em 2030 e 9,7 mil milhões em 2050, atingindo cerca de 10,4 mil milhões de pessoas na década de 2080 para depois permanecer nesse nível até 2100.

Tendo sido observada uma diminuição da natalidade em vários Estados ditos desenvolvidos, mais de metade do aumento esperado da população nas próximas décadas deverá concentrar-se em oito países, segundo o departamento da ONU, que identificou a República Democrática do Congo, o Egito, a Etiópia, a Índia, a Nigéria, o Paquistão, as Filipinas e a Tanzânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+