Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Como e quando será escolhido o sucessor de Boris Johnson?

11 jul, 2022 - 11:05 • Redação com Lusa

O calendário para encontrar o ou a próxima líder do Partido Conservador e do Governo britânico deverá ser anunciado ao final do dia de hoje.

A+ / A-

O calendário para encontrar o sucessor de Boris Johnson na liderança do Partido Conservador e do governo britânico deverá ser anunciado ao fim da tarde esta segunda-feira pelo grupo parlamentar.

Quem define o calendário?

O chamado Comité de 1922, formado por deputados sem responsabilidades no governo, vai primeiro escolher uma nova direção e depois estabelecer o calendário para o processo, com o objetivo de o Reino Unido ter um novo primeiro-ministro no início de setembro.

Enquanto esta corrida para a liderança continua, Johnson permanece em funções, apesar de ter sido forçado a renunciar à liderança do Partido Conservador na quinta-feira passada devido à demissão em série de mais de 50 membros do próprio Executivo.

Já foi anunciado algum candidato?

Embora o processo ainda não tenha começado formalmente, pelo menos dez candidatos já confirmaram que vão avançar e lançaram as respetivas campanhas, com cortes fiscais como uma das principais promessas.

A última a anunciar a sua candidatura foi a atual chefe da diplomacia britânica, Liz Truss, que veio juntar-se a nomes como o da secretária de Estado do Comércio, Penny Mordaunt, do ex-ministro da Saúde Savid Javid, do atual ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e do antigo MNE e ministro da Saúde Jeremy Hunt, que concorreu contra Boris Johnson à liderança do partido conservador em 2019.

À quinquagésima-nona foi de vez. O que levou à demissão de Boris Johnson?
À quinquagésima-nona foi de vez. O que levou à demissão de Boris Johnson?

Os organizadores da eleição estão a antecipar mais candidatos, um afluxo que poderá levar o comité a apertar as regras em termos do volume de apoios ou de votos requeridos para acelerar o processo.

Quando termina a fase de candidaturas?

O tesoureiro do Comité de 1922, Geoffrey Clifton-Brown, afirmou à rádio LBC no domingo que está confiante de que esta fase será concluída até 20 de Julho, antes das férias parlamentares de verão.

De acordo com o "Daily Telegraph", o prazo para as candidaturas deverá fechar na terça-feira, seguindo-se a fase de votações.

E quando começam as votações?

O mesmo jornal aponta que a primeira volta de votação reservada aos deputados conservadores poderá realizar-se já na quarta-feira, seguindo-se mais rondas noutros dias até restarem apenas dois finalistas.

O vencedor é depois escolhido numa segunda fase pelo universo dos quase 200 mil militantes do partido Conservador por voto postal.

Quando poderá haver resultados finais?

Depois de todas estas fases, o anúncio pode acontecer logo a 5 de setembro, um mês antes do congresso anual do Partido Conservador, que terá lugar no início de outubro.

Enquanto líder do partido Conservador, que tem uma maioria absoluta na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, o sucessor de Boris Johnson pode ser nomeado primeiro-ministro pela Rainha Isabel II sem a necessidade de eleições legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+