Tempo
|
A+ / A-

Autópsia ao corpo de José Eduardo dos Santos já foi concluída

11 jul, 2022 - 12:09 • Redação com agências

Informação foi avançada pelos advogados de Tchizé dos Santos, filha do ex-Presidente de Angola que morreu na passada sexta-feira em Barcelona.

A+ / A-

O corpo do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, já foi autopsiado em Espanha, adiantaram esta segunda-feira os advogados de Tchizé dos Santos, uma das filhas do governante, citados pela AFP.

José Eduardo dos Santos morreu na sexta-feira em Barcelona, semanas depois de ter sido internado em coma na sequência de uma queda. No rescaldo da sua morte, Tchizé interpôs uma providência cautelar junto das autoridades espanholas para impedir a transladação do corpo do pai para Angola, exigindo uma autópsia ao corpo por suspeitas de tentativa de homicídio.

No dia seguinte, a equipa de advogados de Tchizé denunciou "pressões" por parte do Governo angolano, liderado por João Lourenço, que terá enviado para a capital da Catalunha vários dos seus membros, juntamente com o procurador-geral da república, para recolher o corpo do ex-Presidente e celebrar o funeral em Angola.

Tchizé diz que o pai manifestou em vida o desejo de ser sepultado em Barcelona, onde passou grande parte do tempo desde 2017, após abandonar a presidência em Angola, e acusa o Governo de Lourenço de querer utilizar politicamente o funeral do antecessor, a pouco mais de um mês das eleições gerais no país.

Numa nova publicação no Instagram, Tchizé dos Santos voltou hoje a sublinhar que é desejo da família que "Zedu" descanse em paz "longe dos traidores e algozes".

"Caros sequestradores do Estado angolano: eu não roubei ninguém e não preciso nem quero a vossa amnistia."

Tchizé, bem como a irmã mais velha, Isabel dos Santos, que enfrenta processos judiciais no seu país-natal e noutros países na sequência da investigação Luanda Leaks, não vão a Angola há vários anos, alegando que são vítimas de perseguição política.

Antes da morte do pai, Tchizé já tinha apresentado uma queixa em Barcelona exigindo uma investigação ao que diz ter sido uma "alegada tentativa de homicídio, falta de assistência a uma pessoa em perigo e ferimentos causados por negligência grave", crimes que imputa a Ana Paula, ex-mulher do pai, e ao médico pessoal do ex-Presidente angolano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+