Tempo
|
A+ / A-

“Protagonista decisivo”. Marcelo reage à morte de José Eduardo dos Santos

08 jul, 2022 - 15:25 • Cristina Nascimento

Presidente da República garante que Portugal vai estar representado ao mais alto nível nas cerimónias fúnebres do antigo presidente angolano. Ainda não há data para o funeral.

A+ / A-

O Presidente da República considera que a morte de José Eduardo dos Santos representa o desaparecimento de um "protagonista decisivo" de Angola desde o final dos anos 70 até ser substítuido por João Lourenço, em 2017.

Foi uma "personalidade que marcou relações num período particularmente sensível", disse ainda.

Marcelo Rebelo de Sousa falava à porta das instalações da "SIC", esta sexta-feira, remetendo outras reações para um comunicado da presidência.

O chefe de Estado assegurou que Portugal estará presente nas cerimónias fúnebres pelo próprio Presidente da República e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

"O Presidente José Eduardo dos Santos foi o interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em Democracia, durante quatro décadas, constituindo um protagonista decisivo nas relações entre os Estados e os Povos Angolano e Português", lê-se no comunicado da presidência.

No documento, é sublinhado ainda: "Portugal testemunha o respeito devido a essa longa memória, em período determinante para o nascimento e o arranque da CPLP e do engrandecimento das nossas relações bilaterais após a descolonização."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+