Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido. Ministros da Saúde e das Finanças demitem-se

05 jul, 2022 - 18:16 • Ricardo Vieira

Novo escândalo no Governo de Boris Johnson após nomeação de deputado suspeito de conduta sexual imprópria.

A+ / A-

Os ministros britânicos da Saúde e das Finanças do Reino Unido anunciaram esta terça-feira a sua demissão, naquele que é mais um revés para o Governo do primeiro-ministro Boris Johnson.

Primeiro, foi o responsável da Saúde, Sajid Javid, a apresentar a demissão, afirmando que perdeu a confiança no executivo de Boris Johnson.

Poucos minutos depois, foi conhecida a saída do ministro das Finanças, Rishi Sunak.

Os britânicos esperam que o Governo seja conduzido "de forma adequada, competente e séria", escreveu o até agora responsável pelas Finanças nas redes sociais.

As demissões acontecem no dia em que o primeiro-ministro britânico pediu desculpa por nomear o conservador Chris Pincher, apesar de saber que o deputado era suspeito de assédio sexual.

O primeiro-ministro admitiu que foi informado sobre a denúncia em 2019, mas cometeu um “erro grave” ao não agir sobre ela.

Charles Pincher foi suspenso no parlamento, onde assumia funções de responsabilidade na bancada dos conservadores.

Na segunda-feira foram divulgadas pela imprensa britânica seis novas acusações de comportamento impróprio, dias depois de ter sido suspenso pelo partido por ter "apalpado" dois homens.

As novas acusações contra Pincher - reveladas pelos jornais Independent, Mail on Sunday e Sunday Times - incluem outros três casos em que o político protagonizou "avanços não desejados" com outros deputados, como um ocorrido num bar do parlamento e outro no seu próprio gabinete, há mais de uma década.

Em fevereiro, um dos deputados que se queixaram da conduta de Pincher terá contactado Downing Street, residência e gabinete do primeiro-ministro, para reportar detalhes dos acontecimentos, expressando ao mesmo tempo preocupação por Pincher ter sido nomeado responsável pela disciplina parlamentar dos deputados do Partido Conservador.

O parlamentar disse que está a procurar apoio médico especializado, mas que não tem intenção de se demitir.

Antes de ser um dos responsáveis pela disciplina da formação partidária, Pincher foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Entrou pela primeira vez na Câmara dos Comuns em 2010, era o vice-presidente da bancada parlamentar conservadora e considerado próximo do primeiro-ministro, cujo Governo já estava abalado por uma série de escândalos.

O Governo de Boris Johnson está envolto em nova polémica, depois de ter sobrevivido no início de junho a uma moção de confiança por causa do chamado "PartyGate", as festas na residência oficial de Downing Street durante a pandemia.

A moção foi apresentada por deputados do Partido Conservador, de Boris Johnson.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+