Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reino Unido

E vão cinco. Mais três demissões agitam Governo de Boris Johnson

06 jul, 2022 - 09:17 • Redação

Depois de ter ido à televisão defender o primeiro-ministro, o ministro Will Quince diz agora que não tem "escolha" senão demitir-se. Ministro do Tesouro segue-lhe as pisadas.

A+ / A-

O ministro britânico para as Crianças e a Família, Will Quince, demitiu-se esta quarta-feira do cargo que ocupava no Governo de Boris Johnson.

Quince segue-se aos ministros da Saúde e das Finanças, que ontem apresentaram as suas demissões por falta de confiança no primeiro-ministro.

A par dele, abandona também o Governo Laura Trott, deputada do Partido Conservador e até agora secretária particular parlamentar no Departamento de Transportes. Ao final da manhã, foi noticiado que também o ministro do Tesouro, John Glen, renunciou ao cargo que ocupava no executivo.

Numa carta enviada ao chefe do executivo e partilhada no Twitter, o ministro demissionário agradece-lhe "o pedido de desculpas sincero relativo aos briefings que recebi do número 10 [de Downing Street] antes da ronda de media de segunda-feira, que agora sabemos serem imprecisos", o que, "em boa fé", não lhe deixou "qualquer escolha" senão demitir-se.

Nesse dia, Quince foi à televisão defender o primeiro-ministro no caso Chris Pincher, deputado do Partido Conservador que foi suspenso na semana passada após ter sido acusado de apalpar dois homens num clube privado em Londres.

Nessa entrevista, o agora ex-ministro disse ter recebido a "garantia categórica" de Boris Johnson de que não tinha havido alegações prévias de assédio sexual contra Pincher, o que viria a provar-se mentira, com o chefe do Governo a assumir ontem que soube de uma queixa contra o deputado em 2019, da qual não se lembrava e que foi "um erro" não agir na altura.

Da mesma forma, e horas depois de Quince abandonar o Ministério para as Crianças e a Família, John Glen anunciou que perdeu "completamente a confiança" em Boris Johnson, motivo pelo qual abandona a chefia do Tesouro britânico "com grande pesar".

Ainda não se sabe quem substituirá Quince e Glen. Nadhim Zahawi, até agora ministro da Educação, já assumiu a pasta das Finanças em substituição de Rishi Sunak. Steve Barclay substitui Sajid Javid, que ocupava até ontem o cargo de ministro da Saúde.

[atualizado às 11h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+