Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alpes italianos. Derrocada faz seis mortos, nove feridos e 20 desaparecidos

04 jul, 2022 - 09:40 • Lusa

Socorristas receiam que os desaparecidas possam não ter sobrevivido devido à violência da avalanche de gelo, neve e rochas que chegou a atingir os 200 km/hora.

A+ / A-
Alpes italianos. Derrocada faz seis mortos, nove feridos e 20 desaparecidos
Alpes italianos. Derrocada faz seis mortos, nove feridos e 20 desaparecidos

A derrocada de parte de um glaciar em Marmolada, nos Alpes italianos, no domingo, causou seis mortos e nove feridos. Segundo os serviços de socorro, há ainda 20 desaparecidos.

Até ao momento o balanço de vítimas indica que morreram seis pessoas, três italianos, um cidadão checo, além de um homem e de uma mulher cuja identidade ainda não foi apurada.

As autoridades estão a investigar os parques de estacionamento da zona de onde partem as cabinas do teleférico para Marmolada porque se encontram nos parques 16 automóveis cujos proprietários não regressaram após o desastre.

Os socorristas receiam que as pessoas desaparecidas possam não ter sobrevivido devido à violência da avalanche de gelo, neve e rochas que chegou a atingir os 200 km/hora após a derrocada de um "serac", termo utilizado para denominar as fraturas nos glaciares na região.

As operações de busca continuam esta segunda-feira, mas durante a noite as autoridades usaram drones equipados com câmaras de visão noturna.

As condições meteorológicas são determinantes para continuar a intervenção direta das equipas de resgate no terreno porque o frio e as baixas temperaturas são fundamentais para que seja garantido o mínimo de segurança dado que podem ocorrer outros desprendimentos.

A derrocada de parte do glaciar (Marmolada) ocorreu após vários dias em que se fizeram sentir altas temperaturas na zona, onde os termómetros atingiram os 10 graus centígrados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+