Tempo
|
A+ / A-

Marcelo e Lula reunidos em São Paulo, com a sombra de um incidente diplomático

03 jul, 2022 - 15:03 • Maria João Costa

Sem saber se viagem presidencial segue ou não para Brasília, Marcelo Rebelo de Sousa está esta manhã reunido com Lula da Silva. Nem uma palavra à chegada para o encontro sobre o incidente diplomático com a recusa de Bolsonaro em receber Marcelo

A+ / A-

Com a sombra de um incidente diplomático a pairar, com a recusa de Jair Bolsonaro em reunir-se amanhã com Marcelo Rebelo de Sousa, em Brasília, o presidente da República português está esta manhã reunido na residência do cônsul-geral de Portugal em São Paulo com Lula da Silva.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou pontualmente pelas 9h30, poucos minutos antes do ex-presidente e atual candidato presidencial, Lula Da Silva chegar também para o encontro. À chegada um simples “Bom dia” e nem uma palavra sobre se a viagem presidencial segue ou não para Brasília.

Na origem deste incidente diplomático está precisamente este encontro de Marcelo com Lula da Silva, uma reunião que acontece com a presença também do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Também a acompanhar a comitiva está o diplomata Celso Amorim, ex-ministro dos negócios estrangeiros de Lula da Silva.

A 3 meses das eleições presidenciais, em que a vida política brasileira está muito polarizada, este encontro do chefe de Estado português, com Lula motivou a reação de Bolsonaro. Embora oficialmente ainda não haja um cancelamento do encontro com Marcelo, e numa altura em que o presidente português mantém o tom de otimismo quando à continuidade da viagem até Brasília, certo é o incidente diplomático.

É a primeira vez que um presidente, já em território brasileiro, é desconvidado de um encontro oficial com o seu homólogo. O encontro com Bolsonaro está agendado para amanhã, antes ainda Marcelo Rebelo de Sousa tem prevista uma visita à Bienal Internacional do Livro de São Paulo que tem este ano Portugal como convidado de honra e um encontro com outro ex-presidente, Michel Temer ainda esta tarde de domingo em São Paulo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J Almeida
    05 jul, 2022 Liverpool 08:43
    Marcelo Rebelo de Sousa chegou pontualmente pelas 9h30, poucos minutos antes do ex-presidiario e atual candidato presidencial, Lula Da Silva chegar também para o encontro...Corrigido, de nada.
  • Flavio
    04 jul, 2022 sao Paulo 23:30
    Nossa, que problema que tera o Brasil, romper aliança com este Pais, que mais lembra uma mais a Bolivia da Europa.
  • Caio L P de Sousa
    04 jul, 2022 São Paulo 13:48
    essa foi uma ofensa premeditada e calculada que não será esquecida, não pensem que estão falando com tontos que tudo perdoam e nada observam. a perversidade de tal ato é por em seu âmago é nociva às duas solidas nações, ora feita por indivíduos menores e temporários em seus cargos.
  • Carlos coral
    04 jul, 2022 Brasil 12:51
    Porquê não foram os espanhóis a descobrir o Brasil !!!
  • Joao Santos
    03 jul, 2022 Do mundo dos vivos 18:05
    Lindo. Vamos ver quanto será a fatura.
  • Maria
    03 jul, 2022 Palmela 17:22
    Entao nao querem ver isto! O poder economico a tomar conta do poder politico! Amplia-se e prontos " passa pra o dinheiro dos contribuintes!

Destaques V+