Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conferência dos Oceanos

Ministro do Ambiente: “Combate à pobreza e às desigualdades também se faz pelo acesso à água”

01 jul, 2022 - 17:46 • João Carlos Malta

Duarte Cordeiro, na sessão de encerramento da Conferência dos Oceanos, defendeu que a saúde dos oceanos também depende da resolução dos problemas de acesso à água potável segura.

A+ / A-

O combate à pobreza e às desigualdades faz-se através da forma como as populações podem aceder à água, declarou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, na cerimónia de encerramento da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa.

O discurso do ministro do Ambiente teve a água como ponto central. Duarte Cordeiro assinalou que os oceanos são parte integrante do ciclo hidrológico e que “a sua saúde depende da forma como se gerem as águas interiores e costeiras, e os ecossistemas associados, assim como os serviços de abastecimento”.

Por isso, na opinião do ministro, “se queremos o oceano saudável devemos colmatar os problemas de acesso a água potável segura”.

“Sem água e saneamentos seguros não conseguimos reduzir a poluição marinha resultante das águas residuais e pluviais não tratadas”, acrescentou.

Ainda durante a intervenção, Duarte Cordeiro assinalou que a poluição marinha é uma ameaça não apenas paras as espécies e ecossistemas marinhos, mas para o bem-estar humanos.

E batendo numa tecla que tem sido muito pressionada neste evento, defendeu que é hora de agir e passar do papel para o terreno as decisões políticas. "A chave para a sustentabilidade do nosso planeta está nas parcerias e instrumentos financeiros”, enfatizou.

Antes, a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, reforçou a necessidade de maior proximidade com as comunidades locais, que muitas vezes têm dificuldades técnicas e logísticas.

A mesma responsável ressalvou ainda a necessidade de descentralizar decisões, para que as pessoas não tenham o sentimento de que as políticas são desenhadas à revelia.

Taiwan, tema de discórdia

A sessão de encerramento ficou marcada por um mini-conflito diplomático, que nada tem a ver com os oceanos.

O tema de discórdia foi Taiwan. A delegação de Palau indignou-se com o facto de ter sido negado o acesso de membros daquela região na sua comitiva, alegando que a ONU não deve criar barreiras aos seus membros nas escolhas que fazem.

A China reagiu contra esta declaração, afirmando que Taiwan é parte do território chinês e que por isso residentes daquela zona não podem estar integrados em delegações de outras comitivas.

Seguiu-se depois um rol de intervenções de apoio ou rejeição das críticas feitas por Palau, com os Estados Unidos a manifestarem-se a favor, e o Paquistão a fazerem uma declaração favorável à China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+