Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conferência dos Oceanos

Marcelo quer ação nos oceanos porque o “tempo joga contra nós”

01 jul, 2022 - 18:52 • João Carlos Malta , José Pedro Frazão

Presidente da República encerrou os trabalhos da Conferência dos Oceanos, em Lisboa, com um discurso virado para o terreno e o que é preciso fazer, para que este encontro não seja apenas mais um.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quis fechar a Conferência dos Oceanos com um apelo à mobilização geral e à ação, para que o encontro de Lisboa não seja apenas mais um momento de intenções e declarações sem correspondência ao terreno.

“A palavra desta conferência é ação, ação. O tempo está a correr contra nós”, disse Marcelo.

A ação, segundo o Presidente da República, deve-se centrar na luta contra os plásticos, no apoio ao financiamento, e na aceleração de implementação dos tratados.

Tal como o ministro da Ambiente, Duarte Cordeiro, o chefe de Estado apelou ao combate contra as desigualdades porque “elas estão a destruir os oceanos”.

O Presidente da República disse que em tempos de guerra e pandemia, este evento foi um sinal de paz e de multilateralismo.

A declaração final da cimeira de Lisboa, " O nosso Oceano, o nosso Futuro, a nossa Responsabilidade", não é vinculativa.

Apenas apela a maior ambição global em todos os planos da realidade dos oceanos e denuncia que muitas das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, sobre recursos marinhos, estão atrasadas.

Desta declaração sai ainda um apelo para que se feche em breve o Tratado de Biodiversidade do Alto Mar (a próxima ronda será em agosto, em Nova Iorque).

A Conferência mostrou preocupação com a emergência global em que vivem os Oceanos, com os níveis médios da água do mar a subir, a erosão costeira a piorar e Oceanos mais quentes e mais ácidos. A poluição marinha está a aumentar, há sobrepesca de um terço dos stocks, perdeu-se metade dos corais, há espécies invasoras nos ecossistemas marinhos.

Nesta cimeira, que decorreu durante cinco dias, participaram 159 países, 26 chefes de estado e de governo, quase quatro mil delegados, e 500 jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+