Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca em Itália. Cabeleireiros de Castenaso arriscam multa se lavarem cabeça duas vezes

29 jun, 2022 - 11:08 • Redação com agências

A Itália enfrenta uma das maiores secas das últimas décadas e as autoridades estão a tomar medidas, uma mais radicais do que outras.

A+ / A-

Na cidade italiana de Castenaso, perto de Bolonha, os cabeleireiros e barbeiros estão proibidos de lavar o cabelo dos clientes duas vezes. A medida insólita vai estar em vigor até ao final de setembro.

Em caso de incumprimento, a multa varia entre os 25 e os 500 euros.

“Estamos num momento crítico, temos que arregaçar as mãos e prestar atenção em cada pequeno gesto”, explica o autarca Carlo Gubellini, lembrando que essa prática é responsável pelo desperdício de milhares de litros de água por dia.

De acordo com a diretriz emitida, as duas lavagens clássicas excedem, pelo menos, 20 litros. “Se multiplicarmos a quantidade de água utilizada para cada cliente, estamos a falar de milhares de litros por dia", disse Gubellini ao Corriere della Sera.

“Castenaso é pequena: imagine o que significa em termos de consumo de água nas grandes cidades, alerta.

Contudo, nem todos concordaram: “Parece-me tudo um pouco ridículo", confessou Katia, cabeleireira no Nuova Equipe. "É difícil não poder lavar e enxaguar duas vezes, pois alguns dos produtos que usamos requerem-no, e assim como alguns tipos de cabelo, especialmente se o cabelo do cliente estiver bastante sujo”, defendeu.

O autarca espera que a medida, em vigor até ao final de setembro, possa ser ajustada, mas sublinha que “a situação é alarmante”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+