Tempo
|
A+ / A-

Praia da Califórnia devolvida a família afro-americana quase um século depois

29 jun, 2022 - 19:23 • Redação

O concelho da região retirou a posse aos proprietários, em 1924, à força.

A+ / A-

Uma praia da Califórnia que foi retirada aos seus proprietários afro-americanos, em 1924, foi, esta quarta-feira, devolvida aos respetivos descendentes.

Em 1912, a "Bruce's Beach" foi comprada para criar um resort balnear para comunidades afro-americanas num tempo de segregação racial no sul do estado norte-americano.

O concelho da região retirou a posse aos proprietários, em 1924, à força.

Quase 100 anos depois, oficiais de Los Angeles decidiram devolver os terrenos à família dos donos originais.

Os terrenos têm um valor estimado de 20 milhões de dólares (cerca de 19 milhões de euros).

O descendente Anthony Bruce disse que sente-se "agridoce" com a decisão.

"Destruiu os meus antepassados financeiramente. Destruiu o seu sonho americano. Quem me dera que estivessem aqui para ver o que aconteceu hoje", contou, citado pela BBC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 jun, 2022 Lisboa 09:48
    Praias privadas? Espero que a moda não pegue por cá. Já basta o atentado que se prepara na Comporta em que a coberto duma rede de Hoteis e Resorts, as pessoas não-hospedes vão ver extremamente dificultado o seu acesso às praias - e que só não é proibido porque por cá não é permitido praias privadas.

Destaques V+