Tempo
|
A+ / A-

Macau anuncia terceira ronda de testes à população

28 jun, 2022 - 07:30 • Lusa

Governo vai manter os serviços públicos encerrados até 1 de julho devido a surto de Covid-19.

A+ / A-

As autoridades sanitárias de Macau vão realizar um terceiro teste à população, numa altura em que a cidade enfrenta o pior surto desde o início da pandemia.

O segundo teste à população terminou às 23h59 de sexta-feira e tal como no primeiro, no início da semana, mais de 667 mil pessoas foram testadas.

Os testes em massa surtiram um grande efeito para interromper as cadeias de transmissão”, disse a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Ao Ieong U, durante a conferência de imprensa diária da Saúde.

No entanto, acrescentou a dirigente, “há a necessidade de realizar mais um”, porque “o número de casos tem vindo a crescer de forma rápida”, com o novo coronavírus “a propagar-se pela sociedade.

Na sequência do novo surto registaram-se 261 casos, incluindo 71 nas últimas 24 horas, revelou o diretor dos Serviços de Saúde de Macau. A maioria dos novos casos, 57, foi detetada “na comunidade” e não entre pessoas já isoladas, sublinhou Alvis Lo.

Ao Ieong U anunciou ainda que o número de postos de testagem vai aumentar de 32 para 41, seguindo os conselhos de peritos epidemiológicos da China continental.

“É necessário acrescentar mais postos de teste em massa, para reduzir o ajuntamento de pessoas”, disse a secretária, face a uma variante do novo coronavírus “altamente transmissível”.

Durante o teste à população, vão ser entregues a cada pessoa mais cinco 'kits' de testes rápidos.

O Governo também anunciou que vai manter todos os serviços públicos encerrados, pelo menos até 1 de julho.

Desde 19 de junho que Macau está em estado de prevenção imediata, tendo as autoridades antecipado o final ano letivo.

Mais tarde, o Governo declarou ainda a suspensão da atividade de todos os espaços de diversão e dos restaurantes, permitindo apenas o serviço de 'takeaway', a atividade dos museus e dos equipamentos sociais que prestam serviços diurnos (creches, centros de cuidados especiais e centros comunitários) e as visitas a lares de idosos.

As autoridades encerraram também edifícios de habitação onde foram detetados casos, não sendo permitida a saída dos residentes. A par destas zonas vermelhas, foram criadas zonas amarelas em prédios adjacentes, com medidas de controlo menos restritivas.

Até ao início do atual surto, Macau tinha detetado 83 casos de Covid-19 confirmados e 191 assintomáticos, a esmagadora maioria dos quais importados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+