Tempo
|
A+ / A-

Zelensky “dispensa” embaixadora da Ucrânia em Portugal

25 jun, 2022 - 12:05 • Fábio Monteiro , Pedro Mesquita

Ohnivets não é a única diplomata exonerada. Os representantes da Georgia, Eslováquia, Irão e Líbano foram também dispensados.

A+ / A-
Noticiário das 12h

Inna Ohnivets, embaixadora da Ucrânia em Portugal desde 2015, foi demitida pelo presidente Vlodomir Zelenskiy, avança o jornal “Kyiv Independent” este sábado. Fonte da embaixada já confirmou à Renascença esta notícia.

“Na página do Governo ucraniano não aparece explicação. Na minha opinião relativa, é uma rotação normal”, diz Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, em declarações à Renascença.

O Kyiv Independent não avança explicações para a dispensa da embaixadora, nomeada há sete anos, por Petro Poroshenko.

A "SIC Notícias", todavia, diz que a dispensa é consequência “ações ineficazes” por parte da embaixadora.

Recorde-se que Portugal tem sido um dos países a colocar mais entraves à entrada da Ucrânia na União Europeia.

Ohnivets não é a única diplomata exonerada por Zelenskiy. Os representantes da Georgia, Eslováquia, Irão e Líbano foram também dispensados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+