Tempo
|
A+ / A-

Obama diz que decisão do Supremo sobre aborto ataca "liberdades de milhões"

24 jun, 2022 - 16:01 • Ricardo Vieira

Supremo Tribunal revogou o direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos, que estava garantido desde 1973.

A+ / A-

O antigo Presidente norte-americano Barack Obama não poupa nas críticas ao Supremo Tribunal, que esta sexta-feira revogou o direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos.

“Hoje, Supremo Tribunal não apenas reverteu quase 50 anos de precedente, mas relegou a decisão mais intensamente pessoal que alguém pode tomar aos caprichos de políticos e ideólogos – atacar as liberdades essenciais de milhões de americanos”, escreveu Obama, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos eliminou a garantia constitucional do direito ao aborto. A decisão foi anunciada esta sexta-feira. Barack Obama diz que ataca "as liberdades essenciais de milhões".

A decisão passou com o voto a favor de seis juízes e com a oposição de três elementos do Supremo.

Em causa está legislação Roe vs. Wade, que vigorava desde 1973. Chega assim ao fim a garantia constitucional do aborto em vigor há cinco décadas no país.

A decisão dos juízes do Supremo Tribunal norte-americano surge na sequência de uma disputa sobre a legislação aprovado no estado do Mississippi, que proíbe o aborto depois das 15 semanas.

Cerca de metade dos estados dos EUA já indicaram que vão avançar com a proibição do aborto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+