Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Zelensky saúda estatuto de candidato à UE como "momento único e histórico"

23 jun, 2022 - 20:41 • Lusa

O Presidente ucraniano afirma que "o futuro da Ucrânia é dentro da União Europeia".

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, saudou hoje como "um momento único e histórico" a atribuição à Ucrânia do estatuto oficial de candidato à adesão à União Europeia (UE), uma decisão aguardada por Kiev em plena invasão russa.

"É um momento único e histórico nas relações Ucrânia-UE", congratulou-se Zelenskiy na sua conta oficial da rede social Twitter, afirmando que, na sua opinião, "o futuro da Ucrânia é dentro da UE".

"Saúdo sinceramente a decisão dos líderes da UE no Conselho Europeu, de conceder à Ucrânia o estatuto de candidato (...). Grato ao [presidente do Conselho Europeu] Charles Michel, à [presidente da Comissão Europeia] Ursula von der Leyen e aos líderes da UE pelo apoio", acrescentou.

Charles Michel anunciou que os chefes de Estado e de Governo da UE concordaram hoje atribuir o estatuto de candidatos à Ucrânia e também à Moldova, falando num "momento histórico".

"Acordo. O Conselho Europeu acaba de decidir dar o estatuto de candidatos à UE à Ucrânia e à Moldova", anunciou Charles Michel no Twitter.

E vincou: "É um momento histórico. O dia de hoje representa um passo essencial no vosso caminho em direção à UE".

Também através do Twitter, Ursula von der Leyen falou num "dia bom para a Europa", saudando a aprovação dos líderes europeus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+