Tempo
|
A+ / A-

Dia 118. Fotojornalista ucraniano executado, Rússia ameaça Lituânia com "resposta prática" a embargo

22 jun, 2022 - 20:25 • João Malheiro

A Finlândia "está pronta para lutar" se a Rússia decidir atacar o país.

A+ / A-

O 118.º dia de guerra fica marcado pela revelação de que o fotojornalista ucraniano, Maks Levin, encontrado morto em abril, foi, alegadamente, "executado a sangue frio" por tropas russas.

A Rússia ameaçou a Lituânia com uma "resposta prática", na sequência da decisão de limitar, em parte, o tráfego de mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado, no mar Báltico.

Por seu lado, a Finlândia "está pronta para lutar" se a Rússia decidir atacar o país.

A Renascença resume os principais pontos de mais um dia de conflito.

Fotojornalista ucraniano foi "executado a sangue frio"

O fotojornalista ucraniano Maks Levin, cujo corpo sem vida foi encontrado em abril, a 20 quilómetros a norte de Kiev, foi "executado a sangue-frio" por tropas russas, avançou a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Num relatório publicado hoje após uma investigação, a RSF considera provado que Levin e um amigo, o soldado Oleksiy Chernyshov foram executados por soldados russos em 13 de março numa floresta perto da cidade de Doshchun, provavelmente depois de interrogados e torturados.,

O secretário-geral da RSF, Christophe Deloire, disse que "num contexto de guerra fortemente marcado pela propaganda e censura do Kremlin, Maks Levin e o seu amigo pagaram com a vida a sua luta por uma informação verdadeira".

"Devemos-lhes a verdade. E vamos lutar para identificar e encontrar aqueles que os executaram", garantiu Deloire.

Rússia promete "resposta prática" à Lituânia

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo indicou que a resposta do país à limitação,. em parte, do tráfego de mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado, no mar Báltico, por parte da Lituânia, "não vai ser diplomática, mas prática".

Kaliningrado, anexado da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial em 1945, é um enclave que está isolado do resto da Rússia e faz fronteira com dois países da União Europeia (UE) e da NATO, a Lituânia e a Polónia.

As autoridades lituanas tomaram a decisão de restringir a partir de sábado o tráfego ferroviário através do seu território para Kaliningrado, como parte das sanções impostas à Rússia pela sua "campanha militar" na Ucrânia.

Finlândia "pronta para lutar" se a Rússia atacar

O chefe das tropas finlandesas garantiu que o país está "pronto para lutar" caso seja alvo de uma ataque russo.

Gen Timo Kikiven afirmou que o país "desenvolveu sistematicamente a nossa capacidade militar, para prevenir este tipo de conflitos".

"A Ucrânia tem sido difícil para a Rússia e a Finlândia seria igual", considerou.

A Finlândia anunciou em maio que pretende aderir à NATO, alargando assim a aliança militar ocidental que conta com 30 membros, numa resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+