Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido vive maior greve ferroviária dos últimos 30 anos

21 jun, 2022 - 09:11 • Olímpia Mairos , com agências

Os transportes são só um dos setores onde se regista descontentamento no Reino Unido, com os sindicatos a anteciparem o início de um possível “verão de descontentamento” com professores, médicos e até advogados a ameaçarem com paralisações.

A+ / A-

O Reino Unido vive a maior greve ferroviária em mais de 30 anos. Acontece após o fracasso das negociações com o setor que reclama melhores salários e condições de trabalho.

Desde a meia-noite que perto de 50 mil funcionários da Network Rail e de outros 13 operadores ferroviários cumprem este primeiro dia de paralisação, que vai repetir-se na quinta-feira e sábado. O metropolitano de Londres também deverá sofrer bastantes constrangimentos devido a esta greve.

Estima-se que o número de serviços diários será reduzido de 20 mil para cerca de 4. 500 e os horários serão encurtados para começarem mais tarde e terminarem muito mais cedo do que o habitual, entre as 7h30 horas e as 18h30.

A greve nos comboios deverá sentir-se em toda a Inglaterra, Escócia e País de Gales e tem como pano de fundo não só os salários, mas também condições de trabalho e a redução de postos que as empresas pretendem fazer.

“Diante de uma agenda tão agressiva - cortes em empregos, condições, salários e pensões - o (sindicato) RMT não tem escolha a não ser defender industrialmente os nossos membros e parar esta corrida ao fundo do poço”, disse Mick Lynch, secretário-geral dos trabalhadores ferroviários, marítimos e de transporte (RMT).

As negociações para travar as greves falharam e o Governo britânico admite que a paralisação causará “caos e sofrimento” a milhões de britânicos.

No Parlamento, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, atribuiu a responsabilidade aos sindicatos, lamentou consequências das paralisações e garantiu que o Governo está a “fazer tudo” o que pode “para minimizar a interrupção”.

O primeiro-ministro Boris Johnson também já veio dizer que os sindicatos estavam a prejudicar as pessoas que alegavam estar a ajudar.

“Ao seguir em frente com estas greves, eles estão afastando os passageiros que, em última análise, apoiam os empregos dos trabalhadores ferroviários, ao mesmo tempo em que impactam empresas e comunidades em todo o país”, disse em comunicado.

Os transportes são só um dos setores onde se regista descontentamento no Reino Unido, com os sindicatos a anteciparem o início de um possível “verão de descontentamento” com professores, médicos e até advogados a ameaçarem com paralisações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+