Tempo
|
A+ / A-

Zelenskiy diz que África "está refém" da invasão russa

20 jun, 2022 - 18:58 • Lusa

Presidente da Ucrânia reconheceu ainda que as negociações para desbloquear os portos ucranianos estão “difíceis”.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, considerou, esta segunda-feira, que África "está refém" da invasão russa da Ucrânia e isso provoca fortes tensões no mercado de cereais para exportação para o continente.

"África é refém daqueles que começaram a guerra contra o nosso Estado", disse Zelenskiy, num discurso por videoconferência dirigido aos membros da União Africana.

O líder ucraniano acrescentou que a crise alimentar mundial "durará tanto quanto a guerra" provocada pela invasão russa.

Zelenskiy reconheceu ainda "estarem difíceis as negociações" em curso para desbloquear os portos ucranianos.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e o conflito já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+