Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Partido de Macron vence eleições legislativas, mas perde maioria absoluta em França

19 jun, 2022 - 19:21 • Inês Braga Sampaio

A coligação Ensemble! conquista menos de metade dos assentos na Assembleia Nacional. Extrema-esquerda e extrema-direita sobem, especialmente no caso de Le Pen.

A+ / A-

O atual presidente, Emmanuel Macron, vence as eleições legislativas em França, mas perde a maioria absoluta, segundo os resultados da segunda volta, este domingo, quando já todos os votos foram contados.

A coligação Ensemble! conquista 240 assentos, de um total de 577, da Assembleia Nacional, a mais poderosa casa do Parlamento. É mais do que qualquer outro grupo político francês, mas menos de metade.

A coligação de extrema-esquerda Nova União Popular Ecologista e Social (Nupes), que ajudara a forçar a segunda volta, passa a ser a segunda força política, com 125 lugares (abaixo das primeiras projeções).

Destaque, ainda, para a forte subida da extrema-direita, liderada por Marine Le Pen. A União Nacional elege 61 deputados, melhor resultado de sempre, e poderá apresentar moções de censura no Parlamento.

O partido de direita Os Republicanos perde lugares relativamente às eleições de cinco anos atrás. Fica com cerca de 89. Caso se alie a este partido, Macron conseguirá a ambicionada maioria absoluta, pois ficará com um total de cerca de 329 lugares, mais do que os 289 necessários.

A abstenção nesta segunda volta rondou os 53,67%, número mais elevado face à passada semana e o segundo valor mais alto desde 1958.

[notícia atualizada às 23h32]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+