Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Rússia alega ter "eliminado" 19 "mercenários" portugueses

17 jun, 2022 - 13:48 • José Pedro Frazão , Beatriz Lopes

Nas últimas horas, o Ministério da Defesa russo publicou um boletim que regista a presença na Ucrânia dos mercenários que se envolveram no combate.

A+ / A-

A Rússia alega que já conseguiu eliminar 19 mercenários portugueses durante a invasão da Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro.

Nas últimas horas, o Ministério da Defesa russo publicou um boletim que regista a presença na Ucrânia dos mercenários que se envolveram no combate.

De Portugal terão viajado 103 pessoas, das quais 19 terão morrido, alega Moscovo.

Dezasseis combatentes portugueses deixaram entretanto a Ucrânia e 68 continuavam no país até ao dia de hoje.

Entre os países europeus, a Polónia lidera com maior número de mercenários que vão chegando e morrendo: foram para a Ucrânia 1.831 combatentes, dos quais 378 terão morrido.

Segue-se a Roménia (com 504 chegadas e 102 mortes). O terceiro lugar é ocupado pelo Reino Unido: das 422 chegadas, há registo de 101 mortes.

O Ministério da Defesa russo garante que o fluxo de mercenários estrangeiros não só está a diminuir, como está a sofrer muitas baixas e acusa de Kiev de estar a mentir quando garante que quase 20 mil estrangeiros estão a lutar contra as Forças Armadas russas.

Moscovo garante que desde o início da guerra terão chegado de outros países quase sete mil pessoas, das quais duas mil já terão sido eliminadas.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, diz ter sido contactado por vários portugueses que partiram para a Ucrânia para combater.

Pavlo Sadokha explica que não acompanhou o percurso destes combatentes que passou, ainda, pela Embaixada da Ucrânia em Lisboa.

O representante da comunidade ucraniana não dispõe de qualquer informação sobre a existência de baixas portuguesas na Ucrânia e alerta que é preciso desconfiar das informações avançadas pela Rússia.

[notícia atualizada às 15h45]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+