Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky aceitou convite para participar na próxima cimeira do G7

16 jun, 2022 - 16:18 • Lusa

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou a presença do Presidente ucraniano no encontro que se realiza no final de junho, na Baviera, sem especificar se Zelenskiy participará presencialmente ou por videoconferência.

A+ / A-

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, "aceitou um convite" da Alemanha para participar na próxima cimeira do G7, no final de junho, na Baviera, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, que esta quinta-feira visita a Ucrânia.

"Obrigado, Sr. Zelenskiy, por aceitar o meu convite para participar na cimeira do G7", que será realizada de 26 a 28 de junho, no castelo de Elmau (sul), escreveu Scholz na rede social Twitter, sem especificar se Zelenskiy, que não saiu da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, participará presencialmente ou por videoconferência.

"Aceitei com gratidão o convite dos nossos parceiros para participar em grandes eventos internacionais", a cimeira do G7, na Alemanha, e uma cimeira da NATO, em Madrid, a convite do secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, confirmou o presidente ucraniano no Twitter.

O presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o presidente romeno, Klaus Iohannis, iniciaram esta quinta-feira uma visita de "apoio" a Kiev, quando a União Europeia deve decidir, na próxima semana, se concederá à Ucrânia o estatuto de candidato oficial à União Europeia.

Os dirigentes europeus visitaram Irpin, um dos subúrbios da capital ucraniana, devastado durante as primeiras semanas da invasão russa à Ucrânia.

Ao observar os danos causados, o chanceler alemão denunciou "a brutalidade da guerra de agressão russa, que visa simplesmente destruir e conquistar".

"Civis inocentes foram atingidos, casas foram destruídas. Uma cidade inteira foi destruída, apesar de não ter infraestrutura militar", disse.

Os quatro líderes regressaram depois ao centro de Kiev para um encontro com o presidente Zelenskiy, e deverão prestar declarações à imprensa esta quinta-feira à tarde.

Os 27 países da União Europeia devem decidir, durante uma cimeira, nos dias 23 e 24 de junho, se concederão à Ucrânia o estatuto oficial de candidato à adesão, o início de um processo de negociação que pode durar anos.

A Comissão Europeia deve divulgar sua recomendação na sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+