Tempo
|
A+ / A-

Brexit

Bruxelas lança procedimento de infração ao Reino Unido

15 jun, 2022 - 13:27 • Lusa

Em causa está o Protocolo da Irlanda do Norte. O Governo britânico tem agora dois meses para responder. Se não o fizer neste prazo, a Comissão Europeia pode avançar para o Tribunal de Justiça da União Europeia.

A+ / A-

A Comissão Europeia lançou esta quarta-feira um procedimento de infração contra o Reino Unido por violação do direito internacional com as alterações ao Protocolo sobre a Irlanda do Norte sem "qualquer justificação legal ou política" e "extremamente prejudiciais".

"A Comissão Europeia iniciou hoje um processo por infração contra o Reino Unido por incumprimento de partes significativas do Protocolo sobre a Irlanda / Irlanda do Norte. Apesar dos repetidos apelos ao governo britânico para que implementasse o Protocolo, este não o fez", anuncia o executivo comunitário em comunicado.

E acusa: "Trata-se de uma clara violação do direito internacional".

Bruxelas adianta que o objetivo do procedimento de infração é "restabelecer o cumprimento do Protocolo em diversas áreas-chave", nas quais o Reino Unido não o tem aplicado "devidamente, em última análise com o objetivo de proteger a saúde e a segurança dos cidadãos da EU (União Europeia)".

Falando em conferência de imprensa, em Bruxelas, o vice-presidente da Comissão responsável pelas Relações Interinstitucionais (e pelo 'pós-Brexit'), Maros Sefcovic vincou que esta nova legislação britânica, apresentada há dois dias, "confirma a intenção do Reino Unido de violar unilateralmente o direito internacional de forma mais precisa para quebrar um acordo que protege a paz e a estabilidade na Irlanda do Norte".

"Que não haja qualquer dúvida de que não existe qualquer justificação legal ou política para mudar unilateralmente um acordo internacional. Abrir a porta à alteração unilateral de um acordo internacional é também uma violação do direito internacional e, portanto, chamemos as coisas pelos seus nomes: isto é ilegal e é extremamente prejudicial à confiança mútua", afirmou Maros Sefcovic.

Se o governo britânico não responder no prazo de dois meses, a Comissão poderá levar o Reino Unido ao Tribunal de Justiça da União Europeia, que por sua vez poderá impor uma multa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+