Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido autoriza deportação de refugiados para o Ruanda

14 jun, 2022 - 10:29 • Marta Grosso com redação

Plano de Governo vai ser cumprido, mesmo depois de alguma contestação. Primeiro voo realiza-se nesta terça-feira.

A+ / A-

As autoridades judiciais do Reino Unido autorizaram a deportação de refugiados para o Ruanda, abrindo caminho à implementação do controverso plano de recolocação das pessoas que passaram o Canal da Mancha.

A notícia é avançada pela BBC nesta terça-feira, dia em que se deverá realizar o primeiro voo com migrantes. Alguns entraram no país de forma ilegal e terão de pedir asilo a partir do Ruanda.

Em abril, o Governo de Boris Johnson anunciou o envio de alguns requerentes de asilo para o Ruanda por um pagamento inicial de 120 milhões de libras (cerca de 140 milhões de euros).

O plano criou alguma contestação e chegou aos tribunais britânicos, tendo sido aprovado na segunda-feira pelo tribunal de recurso.

Na segunda-feira, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados falou do plano como sendo um grande erro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    14 jun, 2022 Porto 10:07
    Mas os refugiados serão do Ruanda?

Destaques V+