Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autora de “Como matar o seu marido” condenada a perpétua por matar marido

14 jun, 2022 - 15:01 • Rosário Silva

Com 71 anos, Nancy Crampton Brophy, foi considerada culpada de homicídio em segundo grau pela morte do marido, Daniel Brophy, de 63 anos.

A+ / A-

O Tribunal de Oregon, nos Estados Unidos, condenou Nancy Crampton Brophy, autora do ensaio “Como matar o seu marido”, a prisão perpétua, precisamente, pela morte a tiro do cônjuge.

Crampton Brophy, com 71 anos, que estava em prisão preventiva, foi considerada culpada de homicídio em segundo grau, ainda que a condenação lhe dê a possibilidade de liberdade condicional depois de cumprir 25 anos de prisão.

Segundo o Ministério Público, a mulher alvejou mortalmente Daniel Brophy, de 63 anos, no Instituto Culinário de Oregon, onde este lecionava, local onde foi encontrado pelos alunos, baleado no coração.

O crime aconteceu em 2018 e, segundo a acusação, a escritora tinha como objetivo aceder a 1,5 milhões dólares (cerca de 1,4 milhões de euros) em seguros de vida.

De acordo com as agências internacionais, a mulher sempre negou as acusações, embora tenham sido apresentadas gravações de câmaras de videovigilância, com imagens da sua viatura nas imediações do local onde ocorreu o crime.

Confrontada com estas imagens, Nancy Crampton Brophy alegou estar apenas à procura de inspiração para os seus livros. A escritora tinha escrito, anos antes, o romance “Como matar o seu marido”, o que gerou grande atenção sobre o caso.

Apesar do ensaio, publicado no seu blogue pessoal, não ter sido aceite como prova, os procuradores consideraram que Crampton Brophy tinha o motivo e os meios para assassinar o seu parceiro, nomeadamente porque o casal atravessava uma grave situação financeira.

Depois de dois dias de deliberação, um júri de 12 pessoas considerou a mulher culpada de homicídio em segundo grau.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+