Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder da NATO confiante na adesão de Finlândia e Suécia

12 jun, 2022 - 17:02 • Lusa

Jens Stoltenberg acrescenta, no entanto, que está atento às "legítimas apreensões" da Turquia.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, manifestou-se confiante que a Finlândia e a Suécia vão aderir à organização apesar das "legítimas apreensões" da Turquia, descrevendo a próxima cimeira de Madrid como "crucial".

"A Cimeira de Madrid nunca foi vista como a última hipótese para a conclusão da ratificação da adesão da Finlândia e da Suécia", disse Stoltenberg durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente finlandês, Sauli Niinistö, durante uma visita ao país.

As apreensões da Turquia sobre a adesão à Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO) "devem ser levadas a sério" e a forma de as ultrapassar é "sentar-se e falar", insistiu o responsável, interrogado sobre o possível bloqueio por parte de Ancara, que acusa os países nórdicos de acolherem militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

A Cimeira de Madrid, marcada para 29 e 30 de junho, deveria servir para "fazer progressos" na adesão destes países, mas não é "a última data", disse o responsável, interrogado sobre as possibilidades de optar por um processo acelerado a favor da segurança dos países aspirantes e de reforçar a Aliança.

"Estou firmemente convencido de que a sua adesão será do interesse da segurança da NATO como um todo", argumentou Stoltenberg, repetindo o termo "legítimo" para descrever as preocupações da Turquia.

Noutro registo, o presidente da Finlândia destacou a sua "surpresa" com a atitude de Ancara, explicando que até há alguns meses, tinha sempre notado uma "atitude favorável" da Turquia em relação à sua adesão.

A visita de trabalho de Stoltenberg a Helsínquia será seguida na segunda-feira pela reunião do secretário-geral, em Estocolmo com a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, cujo país formalizou a adesão à NATO em paralelo com a Finlândia.

Ambos os Estados nórdicos, membros da UE mas não da Aliança Atlântica, inverteram a sua linha tradicional de não-alinhamento militar na sequência da invasão russa da Ucrânia, o que levou a uma mudança na opinião pública, afastando-se da neutralidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo Eu
    14 jun, 2022 Mundo 13:55
    Se a Turquia não levantar as objeções, sugiro que todos os outros Países NATO formalizem um acordo mutuo de Defesa com esses Países, em que a NATO-Turquia ocorra em sua Defesa e Tanto a Finlândia como a Suécia façam o mesmo em relação à NATO-Turquia. Ou seja, Finlândia e Suécia são membros da NATO em tudo, menos no Papel. E claro, devem rever-se depois, alguns dos apoios que a Turquia atualmente beneficia.
  • Cidadao
    13 jun, 2022 Lisboa 12:54
    A unanimidade é boa para prevenir os abusos de Países poderosos que sem ela, reduziriam os mais pequenos a meros servos. Mas tem os seus contras e um deles é este: basta um não estar de acordo e embora todos os outros estejam, a coisa encrava...

Destaques V+