Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Libertadas 38 pessoas sequestradas por grupo criminoso no Haiti

12 jun, 2022 - 08:58 • Lusa

Não é conhecido se foi pedido qualquer resgate. Autoridades perderam o controlo do único acesso rodoviário que liga a capital a uma zona no Sul do Haiti há um ano.

A+ / A-

As 38 pessoas sequestradas na sexta-feira em Porto Príncipe por um grupo criminoso, quando viajavam para o Sul do Haiti, foram libertadas no sábado, informou uma associação de motoristas.

"Os passageiros que tinham sido raptados foram libertados e os dois autocarros recuperados a 11 de junho", escreveu a Associação de Proprietários e Motoristas do Haiti (APCH) na rede social Twitter.

A APCH não revelou se foi exigido algum resgate por parte dos raptores.

Trinta e seis passageiros e dois motoristas foram sequestrados na sexta-feira de manhã por membros de um grupo de Village de Dieu, uma das favelas da capital haitiana Porto Príncipe.

Desde junho do ano passado, as autoridades perderam o controlo do único acesso rodoviário que liga a capital a uma zona no Sul do Haiti, uma vez que parte da estrada nacional está sob o controlo de grupos armados.

O presidente da APCH, Méhu Changeux, disse na sexta-feira que a associação "pede sempre aos condutores que não utilizem a estrada" até que seja “restaurada a segurança".

Um apelo que dificilmente é atendido por muitos habitantes, já que viajar pela única estrada alternativa é muito mais caro, referiu Méhu Changeux.

"Ainda há autocarros a correr o risco", lamentou.

Só em maio, pelo menos 200 raptos foram registados no Haiti pela Organização das Nações Unidas (ONU), a maioria deles em Porto Príncipe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+